A proteção de dados como interesse difuso no Direito Brasileiro

Autores/as

  • José Marcelo Menezes Vigliar Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Sao Paulo, SP
  • Ricardo Libel Waldman FMU e PUCRS https://orcid.org/0000-0002-8112-1263
  • Fernando Rister de Souza Lima Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v37i1.15039

Palabras clave:

Proteção de Dados, Interesses Difusos, Sociedade da Informação, Meio Ambiente Digital

Resumen

O artigo analisa a natureza jurídica da proteção de dados como um interesse coletivo, com base na pela Lei Geral de Proteção de Dados brasileira e na Emenda Constitucional nº 115 de 2022. Nesse contexto, também analisa a Lei da Ação Civil Pública e suas derrogações, sobretudo a determinada pelo Código de Defesa do Consumidor. O artigo adota o método qualitativo, a partir de uma abordagem hipotético-dedutiva, que parte da hipótese de existência de um direito difuso de proteção de dados no Brasil, considerando o conceito abstrato de interesses difusos como definido pelo direito. O trabalho fundamenta-se na legislação e na doutrina sobre os interesses difusos, levando em conta as características da Sociedade da Informação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Marcelo Menezes Vigliar, Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Sao Paulo, SP

    Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Pós-Doutor em Direito - Especialidade em Ciências Jurídico-Civis pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. E-mail: marcelo.vigliar.adv@gmail.com.

Publicado

2023-07-30

Cómo citar

A proteção de dados como interesse difuso no Direito Brasileiro. (2023). Revista Justiça Do Direito, 37(1), 135-170. https://doi.org/10.5335/rjd.v37i1.15039