O Controle Social na Era do Capitalismo Digital

Vigilância privada e pública, e seus custos ambientais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v38i3.15278

Palabras clave:

Vigilância digital, Controle social, Impactos ambientais

Resumen

 

A vigilância digital exerce cada vez mais influência no controle social e no combate à criminalidade, englobando desde o uso de tecnologias de reconhecimento facial em câmeras de segurança até a extração em massa de dados online. Essa vigilância exige enormes centros de armazenamento de dados (data centers), localizados longe do público. Este artigo explora a estrutura arquitetônica e ideológica que sustenta e legitima essa vigilância e se propõe a responder qual o impacto ambiental dessas tecnologias utilizadas para o controle social? Além disso, aborda o controle social exercido pelo Estado por meio das tecnologias digitais e o uso de dados privados para marketing direcionado. Por fim, é exposta a superestrutura global de armazenamento de dados que sustenta a vigilância estatal e privada e seus impactos ambientais, ocultos sob o mito da desmaterialização das tecnologias digitais e da deliberada ocultação dessas estruturas do público. Para tanto, foi empregada uma metodologia hermenêutico-fenomenológica.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mauricio Dal Castel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

    Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como bolsista do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DS/CAPES). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como bolsista do Programa Institucional para Incentivo à Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PRO-Stricto/PUCRS). Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito pela Universidade Feevale. Advogado. 

  • Vanessa Chiari Gonçalves, UFRGS

    Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2025-02-28

Cómo citar

O Controle Social na Era do Capitalismo Digital: Vigilância privada e pública, e seus custos ambientais. (2025). Revista Justiça Do Direito, 38(3), 162-181. https://doi.org/10.5335/rjd.v38i3.15278