ESPAÇO “LONGO” TEMPO “BREVE”. ITINERÁRIOS DA METANARRATIVA CONSTITUCIONAL: O CONSTITUCIONALISMO SINCRÉTICO

Autores/as

  • Caique Tomaz Leite da Silva American University (USA), Universidade de Coimbra (POR), Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (BRA)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v1i1.2346

Resumen

RESUMO: tecemos considerações breves sobra a indissociabilidade ontológica entre tempo, espaço e direito, convocando reflexivamente o sentido do direito hoje, no nosso tempo breve, no nosso espaço longo. Exige-se do direito constitucional que capte a relevância jurídica de outras espessuras normativas, constituindo um novo constitucionalismo universal não exclusivo: o constitucionalismo sincrético: “Cruzada” à universalização reconfortante e valorativa de todos os âmbitos de inter-normatividade do constitucionalismo e sobrevalorativa do real verdadeiro. A intencionalidade normativa a ser considerada pelo juízo decisório deve compreender constitucional nacional, constitucional comunitário e constitucional internacional, que se inter-relacionam sem hierarquia linear, exigindo um juízo de constitucionalidade conglobante que realiza o sentido do direito através da racionalidade dialéctica, exigindo que o ponto de partida do procedimento judicativo seja o problema, com limite último na autotranscendência prático-cultural fundamentante da unidade de onde os subsistemas divergem em concretização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Caique Tomaz Leite da Silva, American University (USA), Universidade de Coimbra (POR), Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (BRA)
    Caíque Thomaz Leite da Silva. Doutorando em Direito Público e Pós-Graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra –Portugal. Banca examinadora da American University (Washington-USA). Investigador do Instituto de Direito Penal Económico Europeu (IDPEE). Bolsista do Curso de Direito Internacional humanitário (IGC). Colaborador do Instituto de Ciências Jurídicas-Políticas (Universidade de Lisboa). Membro do grupo de trabalho encarregado da elaboração do “Manual de Direitos Humanos” da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professor convidado da Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Coimbra. Professor da Toledo de Presidente Prudente. Advogado.

Publicado

2012-10-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ESPAÇO “LONGO” TEMPO “BREVE”. ITINERÁRIOS DA METANARRATIVA CONSTITUCIONAL: O CONSTITUCIONALISMO SINCRÉTICO. (2012). Revista Justiça Do Direito, 25(1). https://doi.org/10.5335/rjd.v1i1.2346