Os métodos consensuais de resolução conflitos como política pública alternativa ao encarceramento nos delitos econômicos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v32i2.8142Palabras clave:
Delitos econômicos., Direito Penal Econômico, Métodos consensuais de resolução conflitos, Política Pública, PrisãoResumen
Resumo: No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução nº 125, de 29/11/2010 dispôs sobre o tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário Nacional, afirmando a importância do consenso nas lides. Com base nesta resolução, este artigo tem o objetivo de analisar a eficácia dos meios consensuais de resolução de conflitos como política pública capaz de humanizar as respostas penais aos delitos econômicos, diante das críticas à intervenção do Estado no direito econômico via sistema penal. Conclui-se que os meios consensuais de resolução de conflitos representam um modelo de resposta ao delito econômico capaz de diminuir a política do encarceramento, ainda que não implique a total supressão do modelo retributivo atual, podendo ser utilizados de maneira residual nos casos de maior gravidade.
Palavras-chave: Delitos econômicos. Direito Penal Econômico. Métodos consensuais de resolução conflitos. Política Pública. Prisão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todos los artículos están licenciados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.