As Audiências Públicas no Sistema Multinível de Proteção dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v35i3.13039Palavras-chave:
Audiências públicas, Sistema multinível, Direitos Humanos, Constitucionalismo Transformador, Cortes ConstitucionaisResumo
O artigo pretende demonstrar a hipótese de que as audiências públicas são instrumentos de participação, de cooperação e de construção do diálogo no âmbito do sistema multinível interamericano de proteção dos direitos humanos, cuja articulação transformadora lhe é inerente. A metodologia empregada na pesquisa foi as análises de conteúdos e de dados documentais coletados a partir de amostras. Os resultados atingidos com a pesquisa foram demonstrar a correção da hipótese e explicitar as audiências públicas promovem o diálogo entre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, as Cortes Constitucionais, as instituições estatais e os atores sociais especialmente impactados frente as violações de direitos fundamentais no plano nacional, bem como direcionam as Cortes Constitucionais no sentido de se transformarem em cortes transformativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.