Desafios internacionais da aplicação da inteligência artificial no Direito

Autores

  • Felipe Chiarello de Souza Pinto Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP
  • Lara Rocha Garcia Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v35i2.13040

Palavras-chave:

Cyborg Justice, Direito Digital, Direito Econômico, Inteligência Artificial, Tecnologia

Resumo

O presente artigo analisa os impactos da inteligência artificial sem consciência na sociedade, em especial, no Direito. Com base em uma revisão de literatura do período de 2015 a 2020, são analisados os principais conceitos da inteligência artificial, na sequência, são examinados os documentos de diretrizes e regras para programação e desenvolvimento de softwares e, por fim, é avaliada a relação dos juristas com as máquinas em um cenário de cyborg justice.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Chiarello de Souza Pinto, Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

    Possui mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Diretor da Faculdade de Direito e atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor Titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico, membro da Academia Mackenzista de Letras, Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos da Área de Direito da CAPES-MEC e Membro Pesquisador 2 do CNPq. E-mail: felipe.chiarello@mackenzie.br.

  • Lara Rocha Garcia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

    Doutoranda e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Visiting Scholar pela Columbia Law School, com dupla formação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista em Inovação por Stanford School of Business – Ignite Program e Visiting Scholar da Columbia Law School. Membro da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP, foi Gerente do Laboratório de Inovação do Hospital Albert Einstein e Gerente de Produtos e Inovação do Dr.Consulta. E-mail: lararochagarcia@gmail.com.

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Desafios internacionais da aplicação da inteligência artificial no Direito. (2021). Revista Justiça Do Direito, 35(2), 6-29. https://doi.org/10.5335/rjd.v35i2.13040