O uso do design comportamental nas plataformas tecnológicas e as iniciativas de sua regulamentação: Um estudo do modelo gancho
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v37i2.14961Palavras-chave:
design comportamental, modelo gancho, engajamento, plataformas digitais, regulaçãoResumo
Recentemente, as ciências comportamentais alavancaram o desenvolvimento de estratégias para intervir na tomada de decisão humana. No âmbito das plataformas de tecnologia, aliar técnicas comportamentais à predição algorítmica tem possibilitado a captura da atenção e o engajamento do usuário em níveis sem precedentes. A partir do Modelo Gancho, este artigo identifica estratégias de design comportamental utilizadas no mundo digital, discutindo como elas contribuem para criar e modular hábitos individuais. Conclui-se que as empresas de tecnologia, especialmente as redes sociais mais conhecidas, incorporam técnicas comportamentais no design produtos e serviços, com vistas a manter o usuário permanentemente conectado. Tais implicações abrem oportunidade para reflexões regulatórias, notadamente nos casos em que se detecta a presença de dark patterns e manipulação comportamental dos indivíduos.
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