Empobrecimento feminino no processo democrático: perspectivas do poder decisório

Autores

  • Josiane Petry Faria Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo, RS
  • Karen Beltrame Becker Fritz Universidade de Passo Fundo - RS
  • Ana Marrades Puig Universidade de Valênciak, Valencia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v37i2.15275

Palavras-chave:

Watch out. Democratic deficit. Female poverty. Decision-making power.

Resumo

O artigo apresenta como problemática central o impacto do empobrecimento feminino no processo democrático, analisando criticamente as relações de cuidado e o afastamento do poder decisório. Objetiva, por meio do método dedutivo, pesquisar o desequilíbrio de poder e a invisibilidade do trabalho doméstico não remunerado, bem como seu consequente não reconhecimento por parte do Direito, para tanto delimita o estudo na invisibilidade do trabalho doméstico feminino; as assimetrias do poder e a dificuldade de participação na vida democrática; o cuidado e o afastamento do poder decisório e, por fim a pobreza política das mulheres e necessidade de revisão do déficit de protagonismo democrático. O movimento de reflexão e denúncia sobre a desigualdade de gênero concentra-se na sobreposição das relações de trabalho remuneradas e as não assalariadas desenvolvidas pelas mulheres, sendo a conclusão inelutável é de que a manutenção do patriarcado e normalização do empobrecimento feminino se deve, em grande medida, a solidez do trabalho doméstico incessante, permanente, invisível e não remunerado. A indignidade da simultaneidade de jornadas de trabalho provoca a pobreza material, mas sobretudo política das mulheres e, portanto, seu afastamento das instâncias de poder e dos processos democráticos de discussão e deliberação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josiane Petry Faria, Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo, RS

    Doutora em Direito, com Pós-doutoramento em Direito pela Universidade Federal de Rio Grande; Professora Permanente do PPGDireito – Mestrado, Professora Titular da Faculdade de Direito, Coordenadora Geral do Projeto de Extensão Projur Mulher e Diversidade, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Dimensões do Poder, Gênero e Diversidade, todos da Universidade de Passo Fundo (UPF/Passo Fundo, RS, Brasil) Email:jfaria@upf.br.https://orcid.org/0000-0002-6962-8715. http://lattes.cnpq.br/6863685994450647.

  • Karen Beltrame Becker Fritz, Universidade de Passo Fundo - RS

    Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-doutoramento em Direito pela Universidade de Sevilha (US). Professora Permanente do PPGDireito – Mestrado, Professora Titular III da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF/Passo Fundo, RS, Brasil). Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Direito e Economia: como a Análise Econômica pode contribuir no processo de Desenvolvimento? Email: karenfritz@upf.br.https://orcid.org/0000-0002-1739-1410.   http://lattes.cnpq.br/3756677940179047.

  • Ana Marrades Puig, Universidade de Valênciak, Valencia

    Professora de Direito Constitucional da Universidade de Valência/ES, Vice-presidenta da Rede Feminista de Direito Constitucional e Diretora da Cátedra de Economia Feminista da Universidade de Valência (Valencia.ES). ana.i.marrades@uv.es. https://orcid.org/0000-0001-7311-2677.

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Empobrecimento feminino no processo democrático: perspectivas do poder decisório. (2023). Revista Justiça Do Direito, 37(2). https://doi.org/10.5335/rjd.v37i2.15275