Contribuições da pedagogia de Paulo Freire para a educação jurídica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v37i3.15364Palavras-chave:
Educação jurídica., Ensino, pesquisa e extensão., Pedagogia de Paulo Freire.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de Paulo Freire para a educação jurídica brasileira. Inicialmente, examina-se o quadro histórico do surgimento e do crescimento dos cursos jurídicos no país, a fim de identificar as principais críticas feitas ao modelo atual. Em seguida, identificam-se as lições da pedagogia de Paulo Freire que respondem às demandas de aperfeiçoamento da educação jurídica brasileira. De cunho bibliográfico, o artigo dialoga com autores que tratam da temática da educação, tais como Boaventura, Warat e Morin. Conclui-se que Paulo Freire indica caminhos profícuos para amenizar a disciplinarização dos saberes para lidar com a complexidade humana e social, bem como propõe um processo ensino-aprendizagem humanizador, voltado à autonomia e liberdade dos estudantes, encarando a educação como ação política. Além disso, permite alcançar uma perspectiva de extensão universitária como efetiva comunicação entre academia-comunidade, numa dialogia e ecologia de saberes horizontalizados, desenvolvendo competências e habilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Justiça do Direito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.