A Constituição do experimentalismo democrático
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v38i1.15856Palavras-chave:
Constitucionalismo, Democracia, ExperimentalismoResumo
A Constituição do experimentalismo democrático de Mangabeira Unger é uma formulação que estabelece uma relação distinta entre democracia e constitucionalismo que não se situa nos modelos mais canônicos de democracia liberal, republicana e deliberativa. A compreensão do conceito de Constituição do experimentalismo democrático depende do conhecimento do arcabouço teórico de Mangabeira Unger. Para tanto, será explorado o slogan de Mangabeira Unger de que “Tudo é política”. Em seguida, será desenvolvida a relação entre Direito e o conceito de experimentalismo democrático. Após, serão analisadas as relações entre democracia e constitucionalismo. Ao final, se revisitará o ensaio “A constituição do experimentalismo democrático” para uma (re)leitura mediante os recursos teóricos do próprio autor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Justiça do Direito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.