Desafios e caminhos para a organização sindical de teletrabalhadores(as) transnacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v39i2.16827

Palabras clave:

Tecnologias de Informação de Comunicação, Teletrabalho Transnacional, Ação Coletiva

Resumen

O artigo aborda os desafios e caminhos para a organização sindical de teletrabalhadores transnacionais, uma categoria em crescimento exponencial impulsionado pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Embora amplie o mercado de trabalho, o teletrabalho transnacional impõe barreiras à formação de coletivos de trabalhadores(as) e à atuação sindical convencional, devido à sua dispersão geográfica e seu isolamento social e profissional, o que será objeto deste estudo, no qual é adotada a metodologia indutiva e dialética, com pesquisa bibliográfica e legislativa, sendo nele propostas soluções para a formação e atuação de coletivo desta categoria, como redes digitais globais, plataformas virtuais para assembleias e campanhas sindicais internacionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Regiane Pereira Silva da Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutoranda em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – linha de pesquisa Trabalho, Democracia e Efetividade. Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Direito pela PUC-MINAS. Integrante do Grupo de Pesquisa "Capitalismo e Proteção Social na Perspectiva dos Direitos Humanos e Fundamentais do Trabalho e da Seguridade Social”, coordenado pelo professor Cléber Lúcio de Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  • Cleber Lúcio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Pós-doutor em Direito pela Universidade Nacional de Córdoba/ARG. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de graduação e de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Capitalismo e Proteção Social na Perspectiva dos Direitos Humanos e Fundamentais do Trabalho e da Seguridade Social”.

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

Desafios e caminhos para a organização sindical de teletrabalhadores(as) transnacionais. (2025). Revista Justiça Do Direito, 39(2), 182-200. https://doi.org/10.5335/rjd.v39i2.16827