O Ensino de história e a formação do cidadão crítico:

um olhar sobre o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v21i2.13801

Palavras-chave:

Ensino, História, crítica, educação

Resumo

O presente artigo pretende abordar o conceito de cidadania, sua contextualização, percepção social, dinamismo na prática docente e a importância do ensino de história, para a formação do cidadão crítico no ensino médio. O aumento das desigualdades sociais, o desconhecimento e a não vivência da cidadania extensiva por parte de muitos indivíduos atrelados a pouca importância social que muitas pessoas conferem ao ensino de história, motivaram o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia baseou-se na utilização da pesquisa do tipo Estudo de Caso, revisão bibliográfica, aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionário, entrevista e observação in loco. É necessário que o indivíduo compreenda a cidadania em sua totalidade, que ocorra um processo de conscientização efetivo, que a flexibilidade e dinâmica sejam as características presentes no processo de ensino e a história seja uma construção coletiva, viva, e profundamente relacionada com o presente.

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Biografia do Autor

  • Daniel Alves de Almeida, Universidade de Passo Fundo, Brasil

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

O Ensino de história e a formação do cidadão crítico:: um olhar sobre o ensino médio. (2022). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 21(2), 63-75. https://doi.org/10.5335/srph.v21i2.13801