Projetos da Escola cívico-militares: um paliativo para possível melhora na educação Brasileira

um paliativo para possível melhora na educação Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14231

Palavras-chave:

Cívico-Militares. Jovens. Educação. Comportamentos

Resumo

O presente artigo como objetivo prioritário debater as ações e resultados eficazes sobre a importância da implantação das Escola Cívico-Militar no âmbito dos Estados e como elas podem contribuir para reduzir as evasões escolares e melhorar os índices da educação na configuração social Brasileira. Buscando como paliativo melhorar o ensino (re)moldar os comportamentos das crianças e jovens, e trazendo em seu bojo um conceito específico de gestão na área educacional. Esse novo modelo está sendo um recurso bem visto, para pais e alunos. Porém, há grupos antagônicos contrários a essa implantação. O Ministério da Educação em Parceria com a Ministério da Defesa, esta apoiada pelas secretarias de educação dos Municípios, têm contribuído, ao lado da comunidade, como um todo, no sistema didático-pedagógico para combater as desigualdades e a violência, tendo como pilar uma educação democrática, é claro tendo como aliados seus monitores e gestores, representados por militares da reserva das Forcas Armadas e Auxiliares, fazendo com que pais, alunos, professores e funcionários, tenham comprometimento com esse projeto. Desta forma, os resultados apontam para um relativa aceitabilidade da comunidade próxima às escolas nesse modelo e o quanto esse projeto tem contribuído em uma mudança paradigmática do quadro atual da educação. Com isso, para completude desse artigo, será apropriado o manual das escolas cívico-militares, entrevista com os militares desse projeto e artigos de jornais com críticas ou não para demonstrar o quanto esse modelo tem mudado os comportamentos e mentalidades em várias regiões do país.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Projetos da Escola cívico-militares: um paliativo para possível melhora na educação Brasileira: um paliativo para possível melhora na educação Brasileira. (2023). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 22(1), 92-112. https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14231