Contributions of school culture and photography for the construction of the history of school institutions
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i2.13744Keywords:
School culture, Photography, History of school institutions.Abstract
This work is part of an ongoing research on the school cultures of the Instituto Federal Catarinense - IFC Blumenau. Conceptualization is a necessary step to select the images that will compose the research. This text seeks to discuss the theoretical foundation of the concepts of school culture, history of school institutions and photography as a historical source. The methodology used was bibliographic in order to discuss the contribution of the school culture approach to the construction of the history of a professional and technological education institution. The objective is to understand how photography can be used as a historical document in research for the understanding of school culture. The results demonstrate that a photo can be a resource for understanding the history of a school under the scope of school culture.
Downloads
References
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 25 jul. 2021.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CASTRO, Cloves Alexandre.; PLACIDO, Reginaldo Leandro; SCHENKEL, Cladecir Alberto. História socioespacial do trabalho no Brasil, educação profissional e tecnológica e a questão regional. Revista Labor, Ceará, vol. 1, n. 24, p. 331-355, 2020.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005a.
CHERVEL, André. (2016). Das disciplinas à cultura escolar: o caso do ensino de ortografia na escola primária. Calidoscópio, 14(01), 169-175. Recuperado de http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.16/5209
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; GONÇALVES, Irlen Antônio; VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004.
FRAGO, Antonio Viñao. Historia de la educación y historia cultural. Posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama Brasil - Santa Catarina - Blumenau. 2021. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/blumenau/panorama. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.
INSTITUTO Federal Catarinense – Campus Blumenau. Sobre o Campus Blumenau. 2019. Disponível em http://blumenau.ifc.edu.br/historia-do-campus-blumenau/. Acesso em: 25. jul. 2021.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 5. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2020.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7. ed. rev. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: EDUSF, 2004.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015.
PACHECO, Eliezer. (org). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (Orgs). O historiador e suas fontes. 1.ed. 6. reimpressão. São Paulo, SP: Contexto, 2020.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Ensaios sobre a escola politécnica. 1.ed. São Paulo, SP: Editora Expressão Popular, 2015.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola trabalho. 1.ed. São Paulo, SP: Editora Expressão Popular, 2018.
PLACIDO, Reginaldo Leandro; BENKENDORF, Shyrlei Karyna Jagielski; TODOROV, Denise Matiola. Porosidade e permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da cultura escolar. Revista Metodologias e Aprendizado, Santa Catarina, vol. 4, p. 183-196, 2021.
SCHENKEL, Cladecir Alberto. Educação Profissional no Brasil In: SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. (p. 113-138) Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima de (Org); VALDEMARIN, Vera Teresa (Org). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.