Space archaeology:
interview with Alice Gorman
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.14150Keywords:
Entrevista.Abstract
Apresentamos aqui uma entrevista realizada com a Profa. Dra. Alice Gorman, da Flinders University em Adelaide (Austrália Meridional), pesquisadora de renome internacional no emergente campo de conhecimento da arqueologia espacial. A entrevistada tem se dedicado a pesquisas que envolvem a arqueologia e a gestão do patrimônio cultural no âmbito da exploração espacial, seus interesses de estudos são relacionados a detritos orbitais, locais de lançamento terrestre e pouso planetário, estações de rastreamento e antenas. Possui trabalhos publicados na National Geographic, Monocle e Archaeology. Além disso, trabalhou extensivamente na gestão do patrimônio indígena, prestando consultoria para a indústria de mineração, desenvolvimento urbano, departamentos governamentais e conselhos locais. Também é especialista em análise de ferramentas líticas e no uso aborígene de vidro de garrafa após a colonização europeia. É diretora do conselho da Space Industry Association of Australia. Em 2017, ganhou o Bragg UNSW Press Prize for Science Writing. Integra o Australian Institute of Aboriginal and Torres Strait Islander Studies e é conselheira da Anthropological Society of South Australia.
Downloads
References
Fonte oral:
GORMAN, Alice. [jul. 2020]. Entrevistadores: Cleberson Henrique de Moura, Alex da Silva Martire, Amanda Viveiros Pina, Tomás Partiti Cafagne, Matheus Morais Cruz. Adelaide: Austrália; São Paulo: Brasil. 22 de jul. de 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.