A formação do docente em história no século XXI:

a educação transformadora, suas perspectivas teóricas e análises práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v21i2.13641

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação de professores, método de ensino

Resumo

Atualmente, a formação do docente de História no Brasil, com exceção de alguns programas, fica pautada, em metodologias da educação típica do século XX, em que tem uma predileção pelo conteúdo em detrimento dos métodos de ensino. A observação desta carência impulsionou a ministrar aulas diferenciadas. Dessa forma, este artigo pretende demonstrar e evidenciar a aplicação do conceito de Consciência Histórica de Rüsen (2001; 2007), pode ser articulada com as reflexões propostas pelos seguintes autores, Carbonell (2016), Apple (1995; 2006), Hargreaves (2002; 2009) e Lévy (2015). Com base em uma metodologia transformadora, por ter o intuito de transformar a realidade, dentro de uma abordagem qualitativa, mas também com base na Micro-História, pela análise pormenorizada e construa uma narrativa para este novo objeto. Portanto, com a prática a ser apresentada neste artigo, estas análises propostas incentivam os futuros profissionais a promoverem uma Educação Transformadora no âmbito da disciplina de História nos ciclos básicos.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

A formação do docente em história no século XXI:: a educação transformadora, suas perspectivas teóricas e análises práticas. (2022). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 21(2), 7-22. https://doi.org/10.5335/srph.v21i2.13641