O sistema de ensino aprende Brasil:
a experiência da reforma empresarial da educação em São José do ouro em 2021
Palavras-chave:
Sistema de Ensino Aprende Brasil, município de São José do Ouro, políticas públicasResumo
Este trabalho apresenta como tema central o Sistema de Ensino Aprende Brasil, o currículo e o ensino de História da Rede Municipal de Ensino de São José do Ouro em 2021 e, como objetivo geral, a discussão sobre como se deu a inserção do Grupo Positivo e do Sistema de Ensino Aprende Brasil no município de São José do Ouro em 2021. Para isso, buscou traçar um panorama de como se constitui historicamente a educação do município após a emancipação política e administrativa em 1960, contextualizando a entrada dos grupos privados no cenário educacional brasileiro para, posteriormente, analisar a inserção do Sistema de Ensino Aprende Brasil na Rede Municipal de Ensino de São José do Ouro. A pesquisa baseia- se nas categorias de Estado, hegemonia, sistema de ensino, políticas públicas, relação público/privado e currículo. A partir das categorias citadas, estabeleceram-se os eixos de análise da pesquisa, que são: o contexto neoliberal que dá abertura ao processo de mercantilização da educação; a atuação do Grupo Positivo no Brasil; e as políticas públicas que consolidam e ditam os rumos da educação brasileira. Inicialmente, os eixos são abordados em sua singularidade e, também, entrecruzados como possibilidade de análise do tema de estudo na conjuntura histórica em sua totalidade. Para atingir o objetivo geral da pesquisa, foram utilizadas fontes escritas, agrupadas de acordo com sua tipologia, documentos escolares, documentos administrativos e documentos institucionais. O referencial teórico conceitual baseia- se Gramsci e na teoria da práxis, como a formação de uma vontade coletiva, expressa nas relações sociais estabelecidas. A partir dessa construção, acredita-se que a adoção do Sistema de Ensino Aprende Brasil é uma consequência do aprofundamento das relações políticas e sociais no município, do desenvolvimento da área urbana e também resultado da pressão exercida pelo Estado aos municípios para o cumprimento das políticas públicas educacionais, a partir da década de 2000, que envolve a melhoria nos índices educacionais e o repasse de recursos financeiros.
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