SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INCLUSIVO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ABORDAGEM DO TEMA ABELHAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11099Keywords:
Ensino de Ciências da Natureza, Aprendizagem significativa, Inclusão escolarAbstract
A inclusão no âmbito escolar descende de muitos estudos e práticas que assegurem o direito dos estudantes de construírem seus conhecimentos juntos. Para que esse direito seja garantido, a escola deve oportunizar meios didático-pedagógicos para esse processo inclusivo acontecer, buscando valorizar a heterogeneidade, tratando a todos com o princípio da equidade. Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida em um curso de Ciências da Natureza Licenciatura, a qual objetivou investigar a pertinência da aplicação de uma sequência didática sobre a temática abelhas, no componente curricular de Ciências na Educação Básica. A metodologia se caracterizou, quanto à abordagem, como qualitativa; quanto aos objetivos, exploratória e, quanto aos procedimentos, como intervenção pedagógica. Teve como lócus uma escola da rede pública municipal e o sujeito uma estudante com deficiência visual matriculada no sétimo ano da escola. Os dados foram analisados segundo a metodologia de Linguagem de Descrição (BERNSTEIN, 2000). A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, para melhor elucidação sobre o contexto pesquisado. Como resultados, o estudo apresentou que a inclusão de estudantes com deficiência visual no contexto escolar é uma realidade possível e o uso de materiais e recursos adequados, elaborados a partir dos interesses, necessidades, potencialidades e da realidade dos sujeitos, facilitam a interação em sala de aula, propiciando seu desenvolvimento pessoal por meio do estímulo na busca pela construção do conhecimento.
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