SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INCLUSIVO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ABORDAGEM DO TEMA ABELHAS

Autores

  • Fabiana Gomes Guntzel Universidade Federal do Pampa
  • Franciele Braz de Oliveira Coelho Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11099

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Aprendizagem significativa, Inclusão escolar

Resumo

A inclusão no âmbito escolar descende de muitos estudos e práticas que assegurem o direito dos estudantes de construírem seus conhecimentos juntos. Para que esse direito seja garantido, a escola deve oportunizar meios didático-pedagógicos para esse processo inclusivo acontecer, buscando valorizar a heterogeneidade, tratando a todos com o princípio da equidade. Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida em um curso de Ciências da Natureza Licenciatura, a qual objetivou investigar a pertinência da aplicação de uma sequência didática sobre a temática abelhas, no componente curricular de Ciências na Educação Básica. A metodologia se caracterizou, quanto à abordagem, como qualitativa; quanto aos objetivos, exploratória e, quanto aos procedimentos, como intervenção pedagógica. Teve como lócus uma escola da rede pública municipal e o sujeito uma estudante com deficiência visual matriculada no sétimo ano da escola. Os dados foram analisados segundo a metodologia de Linguagem de Descrição (BERNSTEIN, 2000). A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, para melhor elucidação sobre o contexto pesquisado. Como resultados, o estudo apresentou que a inclusão de estudantes com deficiência visual no contexto escolar é uma realidade possível e o uso de materiais e recursos adequados, elaborados a partir dos interesses, necessidades, potencialidades e da realidade dos sujeitos, facilitam a interação em sala de aula, propiciando seu desenvolvimento pessoal por meio do estímulo na busca pela construção do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Gomes Guntzel, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Ciências da Natureza - UNIPAMPA

    Mestranda do PPG em Ensino da UNIPAMPA

  • Franciele Braz de Oliveira Coelho, Universidade Federal do Pampa

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Franciscana (UFN). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Dom Pedrito.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INCLUSIVO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ABORDAGEM DO TEMA ABELHAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11099. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11099. Acesso em: 16 out. 2025.