FÓRMULAS DE ÁREAS: CONSTRUINDO PORQUÊS

Authors

  • Juliana Alves de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana
  • Claudio Eduardo Pupim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15935

Keywords:

Educação Matemática, por quês matemáticos, fórmulas, áreas

Abstract

Este relato é resultado de experiências enquanto docentes em disciplinas de prática de ensino na formação inicial de professores de Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática. Baseado em uma abordagem qualitativa, o texto apresenta possibilidades pedagógicas de trabalho com as fórmulas de áreas de algumas figuras geométricas planas por meio de materiais manipulativos. A partir de Freitas e Mongelli (2008) e outros autores da área, o objetivo é construir significados e justificativas voltados para prática de professores e futuros professores de matemática de modo que favoreçam a compreensão das fórmulas de áreas. Conclui-se que o estudo contribui com a formação e o desenvolvimento de práticas do professor de matemática, estimulando a ressignificação de procedimentos e um movimento direcionado à mudança de atitude da prática passiva de repetição de fórmulas.

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Author Biographies

  • Juliana Alves de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

    Doutora em Educação Matemática (2018), mestre em Educação Matemática (2013) e licenciada em Matemática (2010) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Tem experiência na Educação Básica. Atualmente é professora efetiva no Curso de Matemática - Licenciatura na UFMS, Campus de Aquidauana.

  • Claudio Eduardo Pupim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

    Mestre em Matemática. Docente efetivo no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana.

Published

2024-12-11

How to Cite

FÓRMULAS DE ÁREAS: CONSTRUINDO PORQUÊS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15935. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15935. Acesso em: 15 oct. 2025.