FÓRMULAS DE ÁREAS: CONSTRUINDO PORQUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15935Palavras-chave:
Educação Matemática, por quês matemáticos, fórmulas, áreasResumo
Este relato é resultado de experiências enquanto docentes em disciplinas de prática de ensino na formação inicial de professores de Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática. Baseado em uma abordagem qualitativa, o texto apresenta possibilidades pedagógicas de trabalho com as fórmulas de áreas de algumas figuras geométricas planas por meio de materiais manipulativos. A partir de Freitas e Mongelli (2008) e outros autores da área, o objetivo é construir significados e justificativas voltados para prática de professores e futuros professores de matemática de modo que favoreçam a compreensão das fórmulas de áreas. Conclui-se que o estudo contribui com a formação e o desenvolvimento de práticas do professor de matemática, estimulando a ressignificação de procedimentos e um movimento direcionado à mudança de atitude da prática passiva de repetição de fórmulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Alves de Souza, Claudio Eduardo Pupim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR