Unidade de Ensino Potencialmente Significativa por meio de experimentos com cinza de casca de arroz

Authors

  • Antonio Vanderlei dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Gabriela Benchimol Garcia Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Bruna Teresinha Klassen Tusset Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Rozelaine de Fátima Franzin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Marcelo Paulo Stracke Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Giselda Aparecida Ghislene Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Vitor Cauduro Girardello Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9807

Keywords:

UEPS. Cinza de casca de arroz. Ensino

Abstract

Este trabalho apresenta a utilização da cinza de casca de arroz na produção de soja como Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), e a sua aplicação no ensino de Ciências/Química. Trata-se de uma metodologia de ensino visando à aprendizagem, com alunos mais participativos e atuantes na aula, e o professor como parte integrante desse processo. A aplicação desta estratégia também contribui para ultrapassar a aprendizagem mecânica, ainda bastante presente nas aulas. Com este trabalho, objetiva-se construir uma UEPS afim de facilitar a aprendizagem significativa da reação de equilíbrio químico envolvendo as moléculas de água e a sílica incorporada ao solo em diferentes doses.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Antonio Vanderlei dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

  • Gabriela Benchimol Garcia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

  • Bruna Teresinha Klassen Tusset, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

  • Rozelaine de Fátima Franzin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

  • Marcelo Paulo Stracke, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

  • Giselda Aparecida Ghislene, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

  • Vitor Cauduro Girardello, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.

Published

2020-02-07

How to Cite

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa por meio de experimentos com cinza de casca de arroz. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.9807. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9807. Acesso em: 16 oct. 2025.