Análise da proximidade entre as questões do Enem e as novas orientações da BNCC para a Física no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.11283Keywords:
Enem, BNCC, Física, Ciências da Natureza, EducaçãoAbstract
Neste trabalho, apresenta-se uma análise comparativa entre as novas orientações da Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências da Natureza e as questões de Física encontradas nos anos de 2016, 2017 e 2018 na primeira aplicação da prova do Enem. Pesquisas anteriores relatam o ganho de importância dessa prova após passar a servir como forma de ingresso no ensino superior, mas também apontam tentativas falhas em contextualizar assuntos e em realizar a interdisciplinaridade. Com o advento da BNCC, surgiu a oportunidade de reavaliar a prova do Enem, a fim de compreender as tendências desta e prever adaptações para o cumprimento das novas orientações nacionais. Ao todo, foram avaliadas 40 questões de Física do Enem e 26 habilidades de três competências distintas da BNCC, na busca por correlações entre elas. Aparentemente, a prova possui uma tendência conteudista, o que vai de encontro com a maior parte das habilidades da Base. Alguns assuntos da Física ainda precisam ser inseridos na prova. Na parte de contextualização e da interdisciplinaridade, as provas analisadas apresentam melhora em comparação com pesquisas anteriores. A Base traz uma preocupação grande com o conhecimento do método e do desenvolvimento da Ciência, além da capacidade de aplicação do método e de análise e difusão de informações científicas, sendo possível que futuras provas também reservem espaço para tais discussões.
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