UMA ÁRVORE DIFERENTE: FRACTAL EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS

Autores

  • JOSÉ CARLOS PINTO LEIVAS Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11609

Palavras-chave:

Árvore Pitagórica, Sequências e Padrões, Anos Iniciais

Resumo

Neste artigo, apresentou-se uma pesquisa qualitativa, a qual teve por objetivo geral investigar visualização em uma construção fractal exploratória envolvendo geometria e formas, grandezas e medidas. Quanto à fundamentação teórica, foram empregadas concepções sobre a habilidade de visualização, destacando-se como ela pode ser explorada na obtenção de dados sobre sequências e padrões obtidos na construção da Árvore Fractal. A pesquisa foi realizada em uma aula na modalidade de ensino remoto, devido ao período de pandemia no transcorrer da disciplina oferecida em um programa de ação continuada a nível de mestrado. A atividade em questão foi dirigida a professoras com formação inicial em Pedagogia, todas em exercício. A aplicação foi feita via plataforma digital online e os dados foram coletados por meio de textos e imagens produzidas pelos seis participantes. Os resultados mostraram que é viável explorar uma outra geometria, tanto na formação continuada quanto na atividade profissional das participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • JOSÉ CARLOS PINTO LEIVAS, Universidade Franciscana

    Doutor em Educação (Matemática) pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Franciscana-UFN, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

UMA ÁRVORE DIFERENTE: FRACTAL EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11609. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11609. Acesso em: 19 out. 2025.