EDUCAÇÃO PARA O TRNSITO POR MEIO DA GEOMETRIA E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SCRATCH: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12953

Palavras-chave:

trânsito, ensino, geometria

Resumo

A educação para o transito se faz necessária já a algum tempo, pois existem vários acidentes de trânsitos envolvendo estudantes. Desta forma o objetivo do trabalho é criar uma, proposta metodológica na forma de uma sequência de atividades práticas pedagógicas explorando alguns comandos de programação do software Scratch, na elaboração de conceitos da geometria aliada à educação para o trânsito. Para alcançar os objetivos foi usada a metodologia aplicada, em um estudo desenvolvido com 32 alunos, com idade entre 9 a 14 anos do Ensino Fundamenta. Onde se investigou os problemas relacionados com a legislação de trânsito, por meio de questionário. A proposta foi aplicada contabilizando 1 período para aplicação do questionário, 2 períodos de aula para a parte teórica e mais 4 para a parte prática no laboratório de informática, totalizando 7 encontros. A avaliação da atividade foi realizada por meio de observação, participação e impressões colhidas dos alunos partícipes da pesquisa. Os resultados demonstraram efeito positivo na aprendizagem do conteúdo de geometria e no conhecimento das placas de sinalização. Obteve-se também uma maior conscientização dos alunos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, mas não se pode confirmar se houve apropriação das boas práticas no trânsito pois não se pôde colher essas informações, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorenzo Renz Dala Costa, URI

    Acadêmco e bolsista do curso ce Ciênia da Computação.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

EDUCAÇÃO PARA O TRNSITO POR MEIO DA GEOMETRIA E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SCRATCH: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12953. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12953. Acesso em: 16 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)