PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA VISÃO ANALÍTICA DE DADOS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13581Palavras-chave:
Bussiness Intelligence, Formação docente em Matemática, Análise de DadosResumo
Este artigo apresenta uma análise acerca de dados públicos dos cursos de Licenciatura em Matemática, apresentado diversas métricas sobre alunos e os cursos, com especial ênfase na relação entre a quantidade de ingressantes e a evasão dos estudantes nestes cursos. Os dados foram obtidos por meio do INEP, para organizá-los utilizamos diversas técnicas computacionais, e para a análise, ferramentas de Business Intelligence. Os resultados apresentam dados gerais sobre o panorama dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, além de apresentar dados que indicam que a taxa de evasão dos cursos tem relação com fatores como; o tipo de cidade onde o curso está localizado, tipo de instituição, modalidade de ensino e ano de ingresso no curso. Por fim, por meio dos dados apresentados, acreditamos que é possível incitar reflexões e discussões sobre os cursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andre Menolli, Andrey Bragagnolo, Christian James de Castro Bussmann, Joao Coelho Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR