OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS: DA EXPLORAÇÃO DA BORRACHA À RECICLAGEM DOS TÊNIS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15524Palavras-chave:
polímeros, oficina temática, momentos pedagógicosResumo
Os polímeros desempenham um papel central na sociedade contemporânea, estando presentes em uma ampla variedade de produtos. Contudo, a discussão acerca de sua produção, consumo e impacto ambiental ainda carece de maior aprofundamento no contexto escolar. O presente trabalho desenvolvido na disciplina Projetos de Educação Química: Recursos didáticos do curso de Licenciatura em Química da UFRGS, tem como objetivo propor uma Oficina Temática, utilizando o tênis como eixo central, por ser uma temática que conecta diretamente com o universo cotidiano, cultural e social dos estudantes. A proposta está alicerçada nos três momentos pedagógicos, e inclui atividades experimentais como a produção de "espaguete de alginato", análise de polímeros em fraldas descartáveis e investigação das propriedades de diferentes materiais poliméricos usados em tênis, visando aproximar o ensino de Química da realidade dos estudantes. Espera-se que a oficina promova aprendizagens que que integrem aspectos sociais, ambientais e tecnológicos aos conceitos da área de polímeros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR

