ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE HIDROSTÁTICA COM USO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E JOGO DE TABULEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15853Palavras-chave:
Experimentação; Jogo; Física; Habilidades Cognitivas; Ensino Médio.Resumo
Este artigo apresenta atividades práticas experimentais desenvolvidas como estratégias para o Ensino de Física, na abordagem de conceitos de Hidrostática. O trabalho caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, caracterizando o objetivo principal como explicativo, o qual buscou analisar as habilidades cognitivas desenvolvidas na aplicação de um jogo. O procedimento caracterizou-se como experimental que contemplou a demonstração de atividades práticas experimentais. Para análise dos dados, utilizou-se a metodologia de Zoller que classifica as habilidades cognitivas desenvolvidas em LOCS e HOCS, respectivamente, de baixa e alta ordem. Para tanto, o estudo da Hidrostática, foi proposto através de um jogo de tabuleiro que possibilitasse uma aprendizagem com o desenvolvimento do raciocínio e habilidades cognitivas dos estudantes. Assim, a elaboração de questões voltadas ao tema buscou relacionar os conhecimentos prévios e os adquiridos ao longo do processo, sendo a proposta aplicada para estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Dom Pedrito-RS. Com este enfoque foi possível verificar, através da análise das questões solucionadas pelos estudantes, que, inicialmente, as habilidades de baixa ordem caracterizaram-se como uma associação de informações repassadas. À medida que foram avançando no jogo, consequentemente com questões que exigiam maior atenção e raciocínio, os estudantes manifestaram habilidades superiores (de alta ordem). Contudo, destaca-se de forma continua a participação e o envolvimento dos estudantes neste processo.
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