Estratégias de Leitura aplicadas ao conto: uma proposta para a sala de aula
Palavras-chave:
Estratégias de leitura, Contos, LiteraturaResumo
Este artigo, sustentado na concepção de linguagem como forma ou processo de interação, considera que o ensino da leitura literária deva proporcionar condições para que o leitor dialogue com o texto, ativando conhecimentos prévios para realizar processos de inferência e construir sentidos para além do que está explícito. Leitores proficientes compreendem os textos por meio de recursos metacognitivos: fazem questões ao texto, relacionam ideias, identificam as informações essenciais etc. À escola cabe proporcionar aos estudantes condições de desenvolverem ou ampliarem a capacidade de compreender textos literários, especialmente o conto, que é um texto breve, narrativo, com tensão capaz de prender o leitor e que diz o máximo em poucas páginas. O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de leitura para contos (para turmas de ensino fundamental – de 5º a 6º anos), com base nas Estratégias de Leitura, que são constituídas por sete procedimentos relacionados ao ato de ler: conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						 
							