Estratégias de Leitura aplicadas ao conto: uma proposta para a sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Contos, Literatura

Resumo

Este artigo, sustentado na concepção de linguagem como forma ou processo de interação, considera que o ensino da leitura literária deva proporcionar condições para que o leitor dialogue com o texto, ativando conhecimentos prévios para realizar processos de inferência e construir sentidos para além do que está explícito. Leitores proficientes compreendem os textos por meio de recursos metacognitivos: fazem questões ao texto, relacionam ideias, identificam as informações essenciais etc. À escola cabe proporcionar aos estudantes condições de desenvolverem ou ampliarem a capacidade de compreender textos literários, especialmente o conto, que é um texto breve, narrativo, com tensão capaz de prender o leitor e que diz o máximo em poucas páginas. O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de leitura para contos (para turmas de ensino fundamental – de 5º a 6º anos), com base nas Estratégias de Leitura, que são constituídas por sete procedimentos relacionados ao ato de ler: conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. É coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" na UNESP de Presidente Prudente onde leciona na graduação e na pós graduação em Educação.

  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa, UNOESTE

    Possui graduação em Letras (2002), especialização em Gestão Educacional (2008), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Educação, todas as formações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Atualmente é professora da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e diretora técnica do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. 

  • Elianeth Dias Kanthack Hernandes, UNESP/Marília

    Professora Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília - RDIDP- lotada no Departamento de Administração e Supervisão Escolar e Professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da FCT/Unesp/Presidente Prudente. Com Doutorado em Educação (2008) e Mestrado (2003), ambos realizados no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília e Pós Doutorado em Educação realizado junto ao PPGE/FCT/UNESP/Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2019-03-16

Como Citar

Estratégias de Leitura aplicadas ao conto: uma proposta para a sala de aula. (2019). Revista Desenredo, 15(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/8946

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)