Diagnóstico da crise da leitura no Brasil: obras sobre o ensino de literatura publicadas durante a década de 1980
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14873Palavras-chave:
Ensino de literatura; Análise de conteúdo; História do ensino de literatura.Resumo
Esta pesquisa aborda a análise de obras sobre ensino de literatura publicados no Brasil durante a década de 1980, que apontavam para a existência de uma crise da leitura no país. Dessa forma, seu objetivo geral consiste em analisar sete obras sobre a questão da didatização da literatura no ensino secundário, verificando seus conteúdos. Quanto aos objetivos específicos, sistematizar as discussões realizadas e identificar as causas para um aumento do interesse pelo tema. Quanto à fundamentação teórica, seguimos os pressupostos de Colomer (1996, 2007), Coombs (1976), Leite (1983) e Zilberman (2010) sobre a história do ensino de literatura. O corpus da pesquisa foi submetido a análise e interpretação de dados conforme a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Assim, criou-se um conjunto de categorias referente ao conteúdo das obras, que revelaram um interesse maior por questões sócio-históricas, em um período em que se tentava explicar a crise do ensino.
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Copyright (c) 2023 Aylon de Oliveira Dutra, Fabiane Verardi

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