Ensino de leitura em prol do desenvolvimento humano: o lugar da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.10852

Palavras-chave:

Leitura. Ensino. Competência. Habilidade. BNCC.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa documental em que se buscou reunir, analisar e discutir conteúdos relacionados ao ensino de leitura no documento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, homologado em dezembro de 2018. Por meio deste estudo, procurou-se compreender como se manifesta junto a BNCC o conceito desse conteúdo nas séries iniciais e finais. Defende-se o estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido, que, de acordo com Kleiman (2008), proporciona que o leitor seja um sujeito ativo, que deixa de ser apenas o receptor de conhecimento para passar a ser um (re) criador de significado. Sobretudo, como um processo cognitivo de construção de sentido para um texto em que o leitor utiliza diversas estratégias cognitivas baseadas em conhecimentos prévios e em interações, numa concepção interativa de leitura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carina Andrade de Freitas, Unesc

    Graduada em Letras – Inglês, Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros dos Discursos, Mestra em Educação na linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória. Atuou como professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense e na Instituição SENAI – Criciúma. Atuou como assessora pedagógica dos cursos Técnicos na UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Coordenadora Pedagógica do Colégio Unesc no período de 2018 a 2019. Foi diretora da Educação Infantil do CEI AFASC Urda Joana Joaquim de 2020 a 2021. Atualmente é Orientadora Pedagógica da Educação Profissional e da Superior da Instituição SENAI - Criciúma.

  • Angela Cristina Di Palma Back, PPGE/UNESC

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Linguística pela UFSC e graduada em Letras (Licenciatura) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professora do Mestrado em Educação (PPGE) e do Curso de Letras da UNESC. Pesquisadora associada e líder do Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA. 

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Ensino de leitura em prol do desenvolvimento humano: o lugar da BNCC. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 675–700, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.10852. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/10852. Acesso em: 15 out. 2025.