Caracterización de la autorregulación emocional y estados afectivos en estudiantes graduados stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11262Palabras clave:
gerenciamento emocional, pós-graduandos, teoria social cognitivaResumen
Os aspectos emocionais e afetivos podem influenciar diretamente nos cursos de ação adotados pelos indivíduos, além de inferir em vários âmbitos da vida, sejam eles sociais ou acadêmicos. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção de alunos de pós-graduação sobre a autorregulação emocional e seus estados afetivos no contexto acadêmico. Para isso, o estudo caracterizou-se como uma pesquisa empírica, contando com 58 alunos de pós-graduação – mestrado e doutorado – de dois programas da Universidade Federal do Pará. Apropriando-se de uma abordagem quantitativa, a pesquisa se utilizou da análise estatística descritiva. Os resultados demonstraram que, apesar das exigências e tarefas necessárias na pós-graduação, os alunos conseguem administrar suas emoções, variação de humor, sem perder percepção de determinação, animação e interesse no processo de formação em questão. Os participantes ainda informaram que se utilizam de estratégias, como por exemplo, o “envolvimento em atividades prazerosas”, para manter a alegria e modificar os estados emocionais negativos – no caso da tristeza e raiva – que tentem a afetar diretamente o desempenho acadêmico dos sujeitos. Sugere-se novas pesquisas sobre a temática, que consigam acompanhar o processo formativo dos alunos a fim de perceber o gerenciamento emocional e as implicações do desempenho acadêmico.