Caracterización de la autorregulación emocional y estados afectivos en estudiantes graduados stricto sensu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11262

Palabras clave:

gerenciamento emocional, pós-graduandos, teoria social cognitiva

Resumen

Os aspectos emocionais e afetivos podem influenciar diretamente nos cursos de ação adotados pelos indivíduos, além de inferir em vários âmbitos da vida, sejam eles sociais ou acadêmicos. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção de alunos de pós-graduação sobre a autorregulação emocional e seus estados afetivos no contexto acadêmico. Para isso, o estudo caracterizou-se como uma pesquisa empírica, contando com 58 alunos de pós-graduação – mestrado e doutorado – de dois programas da Universidade Federal do Pará. Apropriando-se de uma abordagem quantitativa, a pesquisa se utilizou da análise estatística descritiva. Os resultados demonstraram que, apesar das exigências e tarefas necessárias na pós-graduação, os alunos conseguem administrar suas emoções, variação de humor, sem perder percepção de determinação, animação e interesse no processo de formação em questão. Os participantes ainda informaram que se utilizam de estratégias, como por exemplo, o “envolvimento em atividades prazerosas”, para manter a alegria e modificar os estados emocionais negativos – no caso da tristeza e raiva – que tentem a afetar diretamente o desempenho acadêmico dos sujeitos. Sugere-se novas pesquisas sobre a temática, que consigam acompanhar o processo formativo dos alunos a fim de perceber o gerenciamento emocional e as implicações do desempenho acadêmico.

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Biografía del autor/a

  • Jamille Gabriela Cunha da Silva, Universidade Federal do Pará

    Mestre em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Licenciada em Pedagogia na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social Cognitiva; Autoeficácia Docente; Autorregulação; Autorregulação emocional; Redes Sociais Pessoais; Ansiedade; Pós-graduandos; Formação de Professores; Educação Básica; Educação Infantil. 

  • Luciana Amaral Garcia, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2013), graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2010) e mestrado em Formação de Professores, Teorias e Práticas Docentes pela Universidade Federal do Pará (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: outeiro, análise de conteúdo, educação infantil, professores e violence

  • Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA - 2015). Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - 2010). Atualmente é professora Adjunta da UFPA, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP -UFPA) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED- UFPA). Orienta em nível de Mestrado e Doutorado. Coordena o Núcleo de Estudos Aplicados ao Comportamento (NEAC). Foi Vice-diretora da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação (UFPA / 2017 - 2019) Desenvolve pesquisas relacionadas as seguintes temáticas: Teoria Social Cognitiva; crenças individuais e coletivas de eficácia; satisfação no trabalho; satisfação com a vida; autorregulação; redes sociais e semânticas, adoecimento (estresse, burnout, ansiedade), desengajamento moral e violência escolar.

Publicado

2022-04-19

Cómo citar

Caracterización de la autorregulación emocional y estados afectivos en estudiantes graduados stricto sensu. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 791–815, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11262. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11262. Acesso em: 15 oct. 2025.