Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.11323

Palavras-chave:

Educação. Socialização. Individuação. Ética. Democracia.

Resumo

Este ensaio tem por tema central os processos de socialização e de individuação em George Herbert Mead. Trata-se de um texto teórico e hermenêutico, com fins propedêuticos, ligado ao campo da filosofia da educação. O objetivo consiste em discutir como Mead, em seus escritos, compreende e descreve os processos de formação dos sujeitos sociais, e quais as possíveis correlações desses processos com a capacidade de viver em comunidade, sob a égide da ética e da democracia. No texto, argumenta-se que o processo de formação do self remete à socialização individuadora, e que a emergência da consciência do ‘si mesmo’ somente é possível por meio da interação e da participação efetiva na vida da comunidade. Por isso, é possível ponderar que a incapacidade de pensar e agir desde uma perspectiva social representa um déficit formativo, de reponsabilidade do próprio indivíduo e também da sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente e pesquisador no PPG em Educação da Universidade La Salle; Pró-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor dessa mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 34–54, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.11323. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11323. Acesso em: 15 out. 2025.