Contributo para a geodesia das culturas da infância: brincadeiras na latitude 0° e 41°

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11436

Palavras-chave:

Direitos da Criança. Culturas da Infância. Brincadeiras.

Resumo

Uma exposição fotográfica sobre as brincadeiras das crianças de São Tomé e Príncipe (latitude 0°) e as brincadeiras das crianças de Portugal (latitude 41°) são o mote para refletir sobre a promoção universal Direito a BRINCAR e a plena participação cultural das crianças nas suas sociedades, expressos nos nº 1 e 2 do artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança de 1989, respetivamente. Na análise das brincadeiras dessas crianças, é possível o (re) conhecimento dos lugares a partir dos quais as crianças vêm o mundo e atribuem significado ao que as rodeia. Ou seja, o mapeamento dos tempos, lugares e das formas como se cruzam o mundo adulto e o mundo infantil ou como são constituídas as culturas da infância. Aqui se sugere que proclamar, respeitar e promover o direito universal da criança a brincar só terá sentido se todos os esforços para a concretização desse direito se basearem na ideia de localização das brincadeiras das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlene Barra, Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento do IE-UMinho e no Centro de Investigação em Estudos da Criança da UMinho

    Doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, é colaboradora no Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento do IE-UMinho e no Centro de Investigação em Estudos da Criança da UMinho. Trabalhou em diversos projetos internacionais, tal como a reestruturação do Programa Educativo Nacional da Guiné-Bissau e a implementação do primeiro curso de Educação de Infância na Universidade Pública de Timor-Leste. Consultora na UNICEF de São Tomé e Príncipe entre 2016 e 2018, foi responsável pelo desenho e implementação do Programa de Educação Parental (MEAS-DPSS), alargado a todo o país em 2020.

  • Manuela Sampaio Pinto, Coordenadora no Instituto Superior de CieÌ‚ncias Educativas do Douro, Penafiel, Portugal.

    Doutora em Estudos da Criança. Educadora de InfaÌ‚ncia e Coordenadora do Departamento de Educação Pré-escolar e Coordenadora da EMAEI (Educação Inclusiva) no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso, Amarante, Portugal. Professora Coordenadora no Instituto Superior de CieÌ‚ncias Educativas do Douro, Penafiel, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Contributo para a geodesia das culturas da infância: brincadeiras na latitude 0° e 41°. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 459–480, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11436. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11436. Acesso em: 15 out. 2025.