A educação como socialização em Émile Durkheim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.11520

Palavras-chave:

Educação, Socialização, Émile Durkheim

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abarcar a centralidade da temática da educação na obra do Sociólogo francês Émile Durkheim. Em um primeiro momento, pretende-se demonstrar de que forma o autor, a partir de sua concepção de ciência da educação, compreendeu o fenômeno educativo como fundamental tanto para a manutenção e continuidade do meio social quanto para a formação dos indivíduos como membros de uma sociedade. Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”. Por fim, apresentamos de que forma a educação dialoga diretamente com a questão da moralidade e seus elementos constitutivos e como os escritos durkhemianos sobre o tema se colocam como ponto de partida para pensar questões e problemáticas atuais sobre os processos educativos, tendo como exemplo o tema da diversidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rhuany Andressa Raphaelli Soares, IFRS

    Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atua na área de teoria sociológica e sociologia da educação a partir de estudos durkheimianos e bourdieusianos.

  • Raquel Andrade Weiss, UFRGS

    Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Desde o ano de 2001 dedica-se a pesquisa a obra de Émile Durkheim, tendo escrito diversos artigos sobre o tema. Atualmente é professora associada do Departamento de Sociologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Junto com Rafael Benthien coordena o Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos e dirige a coleção "Biblioteca Durkheimiana", publicada pela EdUSP. Atua na área de teoria sociológica, sociologia da moral e, mais recentemente, tem pesquisado a relação entre Sociologia e Psicanálise.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

A educação como socialização em Émile Durkheim. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 13–33, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.11520. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11520. Acesso em: 15 out. 2025.