Literacia em Saúde: um estudo com alunos do Ensino Médio de escolas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11679Palavras-chave:
Literacia em saúde. Adolescentes. Escolas brasileiras.Resumo
A temática saúde está presente nos documentos oficiais de ensino da Educação Básica no Brasil, por ser relevante para a formação integral dos alunos e necessária para a Literacia em Saúde. É necessário conhecer o nível de literacia dos estudantes para a proposição de direcionamentos educativos. Este estudo tem por objetivos identificar o nível de literacia em saúde de alunos do Ensino Médio no Brasil em aspectos relativos a cuidados de saúde, prevenção de doença e promoção da saúde e analisar a relação entre a LS com o nível de escolaridade e estabelecimento de ensino frequentado. Trata-se de um estudo observacional, descritivo-correlacional, de abordagem quantitativa do qual participaram 119 alunos matriculados nos 2º e 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Londrina-PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, adaptado pelos investigadores a partir do questionário European Health Literacy Survey. Os resultados apontam que a média dos alunos participantes apresenta literacia em saúde classificada como problemática, sendo inferior a países da Europa em que os estudantes nessa mesma faixa etária apresentaram nível satisfatório. O índice de LS Geral não diferiu significativamente entre os alunos que frequentavam os dois anos de escolaridade analisados.