Práticas de cuidado de si no isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11784

Palavras-chave:

cuidado de si, isolamento social, estética da existência

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a contribuição do cuidado de si para a ressignificação da prática docente no panorama atual de isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus. Traremos algumas noções acerca das práticas do cuidado de si do período helenístico e romano dos séculos I e II d. C, para refletir sobre o isolamento social e explicitar como as referidas práticas podem contribuir para saúde de si mesmo no momento em que a biopolítica age sobre os corpos docentes como se fossem máquinas, para ampliar as suas aptidões e extorquir suas forças. Para refletir sobre a estética da existência e o cuidado de si como um modo de dar contornos éticos à existência de uma forma bela, utilizamos Foucault (2011; 2018), Veiga-Neto (2003; 2016), Hadot (2004), Gallo (2008; 2013), Pagni (2011; 2012), dentre outros. As práticas de si podem contribuir para lidar melhor com a situação pandêmica, pois somente com o cuidado de si podemos cuidar do outro, ao proporcionar melhores condições físicas e mentais para o enfrentamento de um contexto adverso no qual as novas metodologias educacionais foram subitamente inseridas na vida dos docentes que tiveram que se reinventar no cenário contemporâneo de crise.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Universidade Federal do Piaui

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2000), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Prática Pedagógica, Formação Humana, Filosofia da Educação e Infância, Educação e Filosofia, Filosofia Francesa Contemporânea (Deleuze e Foucault), Filosofia da Diferença, Estética da existência, Subjetivação e Práticas de si.

  • Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piaui

    Professor Associado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/CCHL (UFPI). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Temas de pesquisa: filosofia da educação; filosofia prática; história da filosofia; pragmatismo; neopragmatismo; filosofia contemporânea, filosofia e literatura; histórias em quadrinhos; cultura pop; desenhos animados; documentários; seriados; filmes; experiência e cultura (Walter Benjamin); subjetivação e práticas de si (Michel Foucault); linhas de segmentaridade e literatura menor (Gilles Deleuze e Félix Guattari); narrativa e redescrição (Richard Rorty); desleitura e literatura sapiencial (Harold Bloom); arte do romance, estética, cultura e existência (Milan Kundera); Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Práticas de cuidado de si no isolamento social. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1087–1103, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11784. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11784. Acesso em: 15 out. 2025.