Trabalho docente de pedagogas(os) em licenciaturas de um Instituto Federal: entremeios e desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13643

Palavras-chave:

Pedagogia, Profissionalização Docente, Análise Textual Discursiva

Resumo

Os Institutos Federais de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (IFs) buscam ofertar 20% de suas vagas para a formação inicial de professores, em cumprimento à Lei n. 11.892/2008. Nesse desafio, vivem questões comuns a outras instituições de ensino. Neste texto, busca-se compreender algumas das que dizem respeito ao trabalho docente e à constituição profissional dos professores, mais especificamente na área da Pedagogia. Situado no campo da pesquisa qualitativa, o estudo é guiado pelas premissas da Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa perspectiva, são descritos e analisados, fenomenológica e hermeneuticamente, entendimentos sobre a Pedagogia e a atuação profissional de docentes dessa área em licenciaturas de um IF, elaborados por indivíduos que possuem relação direta com esse lócus: docentes da Pedagogia, coordenadores de cursos e sujeitos em devir docente, estudantes de 7º e 8º semestres. Em meio aos processos de unitarização, categorização e construção do metatexto, identifica-se a coexistência de elementos em contexto amplo, no âmbito de “vivências comuns” à formação inicial de professores e à docência em cursos de licenciatura, e também de elementos de natureza mais específica, singulares ao trabalho docente em um IF: os primeiros, constitutivos do desenvolvimento profissional docente; os segundos, entremeios do trabalho docente em um IF. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cátia Keske, Instituto Federal Farroupilha

    Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação nas Ciências, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação nas Ciências - Unijuí, bolsista CAPES (2011). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - UFRGS (2010). Graduação em Pedagogia - Unijuí (2006). Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas áreas de Formação de Professores, Constituição e Trabalho Docente, Gestão Educacional, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. 

  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. 

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Trabalho docente de pedagogas(os) em licenciaturas de um Instituto Federal: entremeios e desenvolvimento profissional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 876–900, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.13643. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13643. Acesso em: 15 out. 2025.