Trabalho docente de pedagogas(os) em licenciaturas de um Instituto Federal: entremeios e desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13643Palavras-chave:
Pedagogia, Profissionalização Docente, Análise Textual DiscursivaResumo
Os Institutos Federais de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (IFs) buscam ofertar 20% de suas vagas para a formação inicial de professores, em cumprimento à Lei n. 11.892/2008. Nesse desafio, vivem questões comuns a outras instituições de ensino. Neste texto, busca-se compreender algumas das que dizem respeito ao trabalho docente e à constituição profissional dos professores, mais especificamente na área da Pedagogia. Situado no campo da pesquisa qualitativa, o estudo é guiado pelas premissas da Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa perspectiva, são descritos e analisados, fenomenológica e hermeneuticamente, entendimentos sobre a Pedagogia e a atuação profissional de docentes dessa área em licenciaturas de um IF, elaborados por indivíduos que possuem relação direta com esse lócus: docentes da Pedagogia, coordenadores de cursos e sujeitos em devir docente, estudantes de 7º e 8º semestres. Em meio aos processos de unitarização, categorização e construção do metatexto, identifica-se a coexistência de elementos em contexto amplo, no âmbito de “vivências comuns” à formação inicial de professores e à docência em cursos de licenciatura, e também de elementos de natureza mais específica, singulares ao trabalho docente em um IF: os primeiros, constitutivos do desenvolvimento profissional docente; os segundos, entremeios do trabalho docente em um IF.