A juridificação da vida e o ensino domiciliar em questão

Autores

  • Carolline Septimio UFPA Autor
  • Marcio de Souza Pessoa Universidade do Estado do Pará Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13901

Palavras-chave:

Homeschooling. Educação. Juridificação da vida. Liberdade.

Resumo

Sabendo que o discurso em prol da prática dos pais em educar as crianças em um ambiente doméstico ganha força no contexto educacional brasileiro, este artigo objetiva analisar as questões imanentes à temática do ensino domiciliar como uma política pública educacional. O estudo é marcado por análise da realidade brasileira, decompondo-se tanto em uma crítica social quanto uma investigação sobre as premissas e condições da educação no país. Metodologicamente, o texto é dirigido mediante análise qualitativa realizada em razão de pesquisa bibliográfica sobre os temas homeschooling e escolarização, com ênfase na análise da evolução histórica feita por Honneth (2009; 2015; 2001) em relação ao conceito de liberdade, bem como na análise sobre as patologias modernas decorrentes da adoção de uma má compreensão sobre tal conceito. Chega-se à conclusão de que a prática do homeschooling não corresponde aos anseios da sociedade atual por se tratar de política que isola a criança e acentua as desigualdades sociais do país, na medida em que gera um déficit no reconhecimento entre iguais.

 

Palavras-chave: Homeschooling. Educação. Juridificação da vida. Liberdade.

 

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Biografia do Autor

  • Carolline Septimio, UFPA

    Professora Adjunta na Faculdade de Educação na Universidade Federal do Pará- (UFPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA- 2007), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha Currículo, Epistemologia e História da Universidade Federal do Pará (UFPA- 2012) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE-2019) na linha Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- 2015). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores (INCLUDERE/UFPA). Discute temáticas que abordam currículo, acessibilidade, educação inclusiva, formação de professores, saberes docentes, didática e práticas escolares.

  • Marcio de Souza Pessoa, Universidade do Estado do Pará

    Procurador da Universidade do Estado do Pará/UEPA. Mestre em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará/CESUPA. Especialista em Direito Público pelo Instituto Processus/DF. Membro do Grupo de Estudos de processo e direitos fundamentais/CESUPA. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Processual da Fibra Centro Universitário e Professor de Direito Processual Civil da Fibra Centro Universitário.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

A juridificação da vida e o ensino domiciliar em questão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 833–854, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.13901. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13901. Acesso em: 15 out. 2025.