"O futuro já começou"
a constituição do empreendedor de si em coleções didáticas do Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14253Palavras-chave:
Projeto de Vida. Reforma do Ensino Médio. Empreendedor.Resumo
O artigo analisa enunciados extraídos de coleções didáticas do Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, com vistas a examinar como esses materiais balizam a construção do discente como um empreendedor de si, considerando as inflexões da racionalidade neoliberal no campo da educação. Partindo disso, pauta-se em autores como Foucault (2008a), Dardot e Laval (2016), Brown (2019), dentre outros. A metodologia segue uma abordagem descritivo-interpretativa, documental e de natureza qualitativa. O corpus foi formado por quinze enunciados recortados de três coleções didáticas do Projeto de Vida, mais especificamente o #Meu futuro projeto de vida, Caminhar e construir, bem como Planejando a jornada: um guia para seu projeto de vida. As análises possibilitam entrever que a constituição do empreendedor de si passa necessariamente pelo domínio de competências requeridas para a efetivação de um projeto de vida em franca conformidade com o regime neoliberal. Diante disso, podemos ponderar que esses materiais didáticos refletem os interesses mercadológicos subjacentes à Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM).