Analítica existencial e Projeto de Vida em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14326

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Ontologia-existencial. Ser e Tempo.

Resumo

Este artigo é o resultado da dissertação que foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb/SC). Nesta pesquisa, pressupõe-se que a analítica ontológico-existencial heideggeriana permite a compreensão do ser. As bases desta ontologia podem ser utilizadas como fundamento para a apreensão dos modos-de-ser do componente curricular Projeto de Vida em Santa Catarina, conforme previsto no documento Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. A pesquisa se justifica porque a inserção do Projeto de Vida nos currículos é novidade e há poucos estudos acerca das suas características. Embora a legislação educacional mencione que este componente curricular deva formar os estudantes integralmente, não se sabe de que forma tal formação ocorre (se em uma acepção existencial ou biopsicossocial). Ao analisar o Projeto de Vida no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, percebeu-se que há certo distanciamento do componente curricular com as preocupações ontológico-existenciais, ficando em evidência conceitos próprios da Psicologia, Sociologia, Economia e Antropologia.

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Biografia do Autor

  • Celso Kraemer, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

    Possui graduação em Filosofia, com Habilitação em Filosofia, Sociologia e História, pela Fundação Educacional de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor de filosofia na Faculdade São Luiz desde 2002 e professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, instituição na qual atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando nas disciplinas de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação, Leituras Seminais, Estética e Educação, Seminários de Dissertação/Tese, Oficina do Pensamento, bem como com orientação de Dissertação/Tese e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, nas disciplinas de Filosofia, Filosofia da Educação, Estética, Ética, Lógica e Epistemologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia. Experiência em Coordenar o PIBID Interdisciplinar em Direitos Humanos. Coordenador do Comitê Gestor do Pacto Universitário dos Direitos Humanos na FURB. Líder do Vozes Livres: Núcleo de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade - FURB e Líder do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. Pesquisa a temática da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação de gênero e sexualidade.

  • Fábio Richard Oechsler, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

    Advogado; professor universitário de Direito Constitucional e Empresarial (Uniasselvi); pesquisador sobre a ontologia da educação (Furb); graduado em Direito pelo Centro Universitário Dante (UniDante); pós-graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Educamais; pós-graduado (lato sensu) em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Constitucional Administrativo pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Civil e do Consumidor pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb); participante do grupo de pesquisa Saberes de Si, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Furb), que promove diálogos e discussões sobre educação, escola, cultura, poder, alteridade e diversidade a partir de conceitos e teorias que possibilitam uma abordagem problematizadora das certezas e verdades acerca dessas práticas. Tem interesse por Filosofia, Filosofia do Direito, Filosofia da Educação, Hermenêutica (filosófica e jurídica), Existencialismo, Ontologia (com foco na filosofia ontológica de Martin Heidegger) e Ontologia da Educação.

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Publicado

2023-04-15

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

Analítica existencial e Projeto de Vida em Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14326, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14326. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14326. Acesso em: 15 out. 2025.