Existential Analysis and Life Project in Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14326

Keywords:

New High School. Life Project. Ontology-existential. Being and Time.

Abstract

This article is the result of the dissertation that was developed in the Graduate Program in Education at the Regional University of Blumenau Foundation (Furb/SC). In this research, it is assumed that Heidegger's ontological-existential analysis allows the understanding of being. The bases of this ontology can serve as a basis for apprehending the ways of being of the curricular component Life Project in Santa Catarina, as provided for in the Base Curriculum of Secondary Education of the Territory of Santa Catarina. The research is justified because the inclusion of the Life Project in the curricula is, in a way, new, and there are few studies about its characteristics. Although the educational legislation mentions that this curricular component must fully train students, it is not known how such training takes place (whether in an existential or biopsychosocial sense). When analyzing the Life Project in the Base Curriculum of High School in the Territory of Santa Catarina, it was noticed that there is a certain distance between the curricular component and ontological-existential concerns, highlighting concepts specific to Psychology, Sociology, Economics and Anthropology.

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Author Biographies

  • Celso Kraemer, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

    Possui graduação em Filosofia, com Habilitação em Filosofia, Sociologia e História, pela Fundação Educacional de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor de filosofia na Faculdade São Luiz desde 2002 e professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, instituição na qual atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando nas disciplinas de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação, Leituras Seminais, Estética e Educação, Seminários de Dissertação/Tese, Oficina do Pensamento, bem como com orientação de Dissertação/Tese e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, nas disciplinas de Filosofia, Filosofia da Educação, Estética, Ética, Lógica e Epistemologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia. Experiência em Coordenar o PIBID Interdisciplinar em Direitos Humanos. Coordenador do Comitê Gestor do Pacto Universitário dos Direitos Humanos na FURB. Líder do Vozes Livres: Núcleo de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade - FURB e Líder do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. Pesquisa a temática da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação de gênero e sexualidade.

  • Fábio Richard Oechsler, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

    Advogado; professor universitário de Direito Constitucional e Empresarial (Uniasselvi); pesquisador sobre a ontologia da educação (Furb); graduado em Direito pelo Centro Universitário Dante (UniDante); pós-graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Educamais; pós-graduado (lato sensu) em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Constitucional Administrativo pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Civil e do Consumidor pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb); participante do grupo de pesquisa Saberes de Si, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Furb), que promove diálogos e discussões sobre educação, escola, cultura, poder, alteridade e diversidade a partir de conceitos e teorias que possibilitam uma abordagem problematizadora das certezas e verdades acerca dessas práticas. Tem interesse por Filosofia, Filosofia do Direito, Filosofia da Educação, Hermenêutica (filosófica e jurídica), Existencialismo, Ontologia (com foco na filosofia ontológica de Martin Heidegger) e Ontologia da Educação.

Published

2023-04-15

Issue

Section

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

How to Cite

Existential Analysis and Life Project in Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14326, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14326. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14326. Acesso em: 1 dec. 2025.