Análisis existencial y Proyecto de Vida en Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14326

Palabras clave:

Nueva Escuela Secundaria. Proyecto de vida. Ontología-existencial. Ser y Tiempo.

Resumen

Este artículo es resultado de la disertación desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación de la Fundación Universidad Regional de Blumenau (Furb/SC). En esta investigación se asume que el análisis ontológico-existencial de Heidegger permite la comprensión del ser. Las bases de esta ontología pueden ser utilizadas como base para la aprehensión de los modos de ser del componente curricular Proyecto de Vida en Santa Catarina, conforme previsto en el documento Currículo Base de la Educación Secundaria en el Territorio de Santa Catarina. La investigación se justifica porque la inserción del Proyecto de Vida en los currículos es nueva y existen pocos estudios sobre sus características. Si bien la legislación educativa menciona que este componente curricular debe formar integralmente a los estudiantes, no se sabe cómo se lleva a cabo dicha formación (si en sentido existencial o biopsicosocial). Al analizar el Proyecto de Vida en el Currículo Base de la Enseñanza Media del Território Catarinense, se percibió que existe cierta distancia entre el componente curricular y las preocupaciones ontológico-existenciales, destacando conceptos propios de la Psicología, la Sociología, la Economía y la Antropología. Palabras clave: Nueva Escuela Secundaria. Proyecto de vida. Ontología-existencial. Ser y Tiempo.

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Biografía del autor/a

  • Celso Kraemer, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

    Possui graduação em Filosofia, com Habilitação em Filosofia, Sociologia e História, pela Fundação Educacional de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor de filosofia na Faculdade São Luiz desde 2002 e professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, instituição na qual atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando nas disciplinas de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação, Leituras Seminais, Estética e Educação, Seminários de Dissertação/Tese, Oficina do Pensamento, bem como com orientação de Dissertação/Tese e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, nas disciplinas de Filosofia, Filosofia da Educação, Estética, Ética, Lógica e Epistemologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia. Experiência em Coordenar o PIBID Interdisciplinar em Direitos Humanos. Coordenador do Comitê Gestor do Pacto Universitário dos Direitos Humanos na FURB. Líder do Vozes Livres: Núcleo de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade - FURB e Líder do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. Pesquisa a temática da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação de gênero e sexualidade.

  • Fábio Richard Oechsler, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

    Advogado; professor universitário de Direito Constitucional e Empresarial (Uniasselvi); pesquisador sobre a ontologia da educação (Furb); graduado em Direito pelo Centro Universitário Dante (UniDante); pós-graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Educamais; pós-graduado (lato sensu) em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Constitucional Administrativo pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Civil e do Consumidor pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb); participante do grupo de pesquisa Saberes de Si, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Furb), que promove diálogos e discussões sobre educação, escola, cultura, poder, alteridade e diversidade a partir de conceitos e teorias que possibilitam uma abordagem problematizadora das certezas e verdades acerca dessas práticas. Tem interesse por Filosofia, Filosofia do Direito, Filosofia da Educação, Hermenêutica (filosófica e jurídica), Existencialismo, Ontologia (com foco na filosofia ontológica de Martin Heidegger) e Ontologia da Educação.

Publicado

2023-04-15

Número

Sección

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Cómo citar

Análisis existencial y Proyecto de Vida en Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14326, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14326. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14326. Acesso em: 16 oct. 2025.