O Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação humana integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14341

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Trabalho, Formação Humana

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre os fundamentos históricos e políticos do Ensino Médio Integrado (EMI) e sobre a dualidade estrutural na educação brasileira, tem o objetivo de discutir a relevância da formação humana integral, tendo o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia como eixos estruturantes dessa formação. Tem como paradigma o materialismo histórico-dialético numa perspectiva de emancipação humana da sociedade. Nas análises, vale ressaltar que, por mais que a sociedade capitalista não tenha interesse no EMI, é esse o percurso que devemos percorrer e insistir, em nome de uma educação mais justa, igualitária e para todos e com a clareza que tanto a educação quanto o trabalho enquanto categorias estruturantes da sociedade continuarão sendo objeto de disputas e embates ideológicos. O grande desafio é lutar para garantir que a ampliação e qualificação do EMI continue acontecendo e que se identifique com o dinamismo social da classe trabalhadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-04-18

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

O Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação humana integral. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14341, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14341. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14341. Acesso em: 15 out. 2025.