Novos/velhos sentidos para o Ensino Médio

necessidade, legitimidade e organização curricular na reforma de 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14374

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Currículo, Reforma

Resumo

As turbulências e instabilidades políticas que marcaram o Brasil no período compreendido entre 2013 e 2016 culminaram na destituição da presidenta Dilma Rousseff e a posse do seu ex-vice presidente Michel Temer como presidente do país. Esse processo foi marcado pela construção discursiva da existência de uma suposta crise (política, econômica, institucional e moral) no país, cuja resolução passava pela aprovação de uma série de reformas. Assim, a Reforma do Ensino Médio, como outras, foi proposta e aprovada sob o binômio crise/reforma, cuja necessidade/legitimidade se fundava em dois elementos básicos: o suposto distanciamento do Ensino Médio do setor produtivo e a inabilidade de seu modelo de organização curricular em atender os desejos/necessidades de uma diversidade de alunos que frequentavam as escolas brasileiras. Nesse sentido, o presente artigo, derivado da tese de doutorado do autor, objetiva discutir de que forma a construção discursiva sobre legitimidade/necessidade de reforma para o Ensino Médio resultou em uma determinada organização curricular, a saber: em torno de habilidades e competências, fragmentada, modularizada e primando pela customização curricular.

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Biografia do Autor

  • Philipe Braga André, IFFluminense

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008) e Licenciatura Em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (2007). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (Niterói). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência como professor da rede pública, Atualmente é Professor do Instituto Federal Fluminense (Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação Lato Sensu). Também possui experiência em projetos ligados a área de ensino e formação de professores, bem como na orientação de alunos em construção de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

Novos/velhos sentidos para o Ensino Médio: necessidade, legitimidade e organização curricular na reforma de 2017. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14374, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14374. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14374. Acesso em: 15 out. 2025.