Homeschooling nos Estados Unidos: uma Abordagem dos Regulamentos e Implementação no Estado de Washington
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.14388Palavras-chave:
Ensino Domiciliar, Estado de Washington, Educação Norte-americana.Resumo
Nos últimos anos, observou-se um aumento no ensino domiciliar ou homeschooling, educação dirigida por pais ou tutores, nos Estados Unidos. Este trabalho tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre o tema utilizando o Estado de Washington como modelo. A metodologia qualitativa partiu de uma revisão da literatura explorando a regulação estatal, bem como entrevistas semiestruturadas sobre a implantação - na prática, utilizando uma amostragem de usuários deste sistema na parte Central do estado. Desafios e vantagens desse sistema educacional foram pesquisados e apresentados. Os principais benefícios relatados pelos entrevistados foram a liberdade e flexibilidade para escolher os currículos, alterar horários de instrução, determinar prioridades, bem como o envolvimento direto na educação dos filhos. Os resultados mostraram que o aumento significativo do homeschooling nos últimos anos, pode estar relacionado a diferentes razões, sejam elas enraizadas na fé ou religiosidade da família, ou um produto da pandemia de covid-19, onde a maioria dos pais foram obrigados a estar mais próximos do processo de aprendizagem de seus filhos, sem a instrução presencial.