Homeschooling nos Estados Unidos: uma Abordagem dos Regulamentos e Implementação no Estado de Washington

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.14388

Palavras-chave:

Ensino Domiciliar, Estado de Washington, Educação Norte-americana.

Resumo

Nos últimos anos, observou-se um aumento no ensino domiciliar ou homeschooling, educação dirigida por pais ou tutores, nos Estados Unidos. Este trabalho tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre o tema utilizando o Estado de Washington como modelo. A metodologia qualitativa partiu de uma revisão da literatura explorando a regulação estatal, bem como entrevistas semiestruturadas sobre a implantação - na prática, utilizando uma amostragem de usuários deste sistema na parte Central do estado. Desafios e vantagens desse sistema educacional foram pesquisados e apresentados. Os principais benefícios relatados pelos entrevistados foram a liberdade e flexibilidade para escolher os currículos, alterar horários de instrução, determinar prioridades, bem como o envolvimento direto na educação dos filhos. Os resultados mostraram que o aumento significativo do homeschooling nos últimos anos, pode estar relacionado a diferentes razões, sejam elas enraizadas na fé ou religiosidade da família, ou um produto da pandemia de covid-19, onde a maioria dos pais foram obrigados a estar mais próximos do processo de aprendizagem de seus filhos, sem a instrução presencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Thaines Bodah, Thaines and Bodah Center for Education and Development

    Bióloga, escritora e mestre em educação pela Universidade de Passo Fundo (2006), doutora em horticultura pela Universidade do Estado de Washington (2014), com pós-doutorado em biostatística pela Universidade de Washington (2016). Suas áreas de interesses são educação ambiental, formação de professores, liderança acadêmica, aquisição de línguas estrangeiras, multiculturalismo, genética vegetal e sustentabilidade. Em 2021 foi tutora de suas filhas no sistema de homeschooling norte-americano. Atualmente é coordenadora e fundadora dos clubes de línguas ESL pelo Thaines and Bodah Center for Education and Development e diretora de pesquisa para a Pureline Inc., ambos sediados no estado de Washington, EUA.

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Homeschooling nos Estados Unidos: uma Abordagem dos Regulamentos e Implementação no Estado de Washington. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 752–768, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.14388. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14388. Acesso em: 15 out. 2025.