“Cenários” para a educação global

um projeto de futuro delineado no passado e afirmado no presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14412

Palavras-chave:

Educação escolar pública, Política educativa global, Cenários da OCDE, Educação do futuro, Educação humanista

Resumo

As mais recentes reformas dos sistemas de ensino públicos, levadas a cabo em vários países, Portugal e Brasil incluídos, decorrem de uma política supranacional com várias décadas. Na elaborada e sedutora “narrativa” em que é veiculada, destaca-se a figura designada por “cenários”, difundida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a partir do seu programa Schooling for Tomorrow (SfT), orientado para a “educação do futuro”, numa abrangência global. No presente trabalho, recuperam-se duas versões dessa figura, uma apresentada no início do século e outra mais atual, fomentada pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela crise que a pandemia Covid-19 provocou. O objetivo é, com base neste exercício, aprofundar a compreensão de tais reformas, que se fazem crer globalmente desejáveis, inovadoras, consensuais e urgentes, bem como interrogar a sua orientação, por referência aos desígnios humanistas de matriz clássica, que devem se imputados à educação escolar.

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Biografia do Autor

  • Maria Helena Damião, Universidade de Coimbra

    Doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização do Ensino, membro integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma Universidade. Endereço: hdamiao@fpce.uc.pt.

  • Cátia Delgado, Universidade de Coimbra

    Doutoranda em Ciências da Educação na especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, membro colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares da (CEIS20) da mesma Universidade, professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Endereço: cdelga7@gmail.com.

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Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

“Cenários” para a educação global: um projeto de futuro delineado no passado e afirmado no presente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14412, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14412. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14412. Acesso em: 15 out. 2025.