Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14726Palavras-chave:
Ação comunicativa. Esclarecimento. Educação.Resumo
O presente texto procura expor e problematizar, em largos traços, os possíveis alcances pedagógicos provocados pela teoria da ação comunicativa de Habermas, que propõe um deslocamento da filosofia da consciência para a filosofia da Linguagem. A produtividade dessa mudança pode se expressar através do entendimento da educação como interação, a partir da ideia de intersubjetividade, do conceito não relativista de verdade e da defesa de uma moral universal diante do ceticismo pós-moderno.
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Publicado
2023-04-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 98–111, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i2.14726. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14726. Acesso em: 16 out. 2025.