Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência

Autores/as

  • Nadja Hermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14726

Palabras clave:

Ação comunicativa. Esclarecimento. Educação.

Resumen

O presente texto procura expor e problematizar, em largos traços, os possíveis alcances pedagógicos provocados pela teoria da ação comunicativa de Habermas, que propõe um deslocamento da filosofia da consciência para a filosofia da Linguagem. A produtividade dessa mudança pode se expressar através do entendimento da educação como interação, a partir da ideia de intersubjetividade, do conceito não relativista de verdade e da defesa de uma moral universal diante do ceticismo pós-moderno.

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Publicado

2023-04-07

Cómo citar

Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 98–111, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i2.14726. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14726. Acesso em: 16 oct. 2025.