Emoções e práticas na docência inclusiva

vivências em escolas públicas brasileiras

Autores

  • Paula Maria Ferreira de Faria Faculdade Herrero Autor
  • Ana Carolina Lopes Venâncio Prefeitura Municipal de Curitiba/PR Autor
  • Denise de Camargo Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14738

Palavras-chave:

inclusão escolar; professors; práticas; Psicologia Histórico-Cultural; Vigotski.

Resumo

Este artigo é uma síntese integrativa de dois estudos realizados com professores de classes inclusivas no Brasil e discute a realidade do ensino inclusivo nas escolas brasileiras contemporâneas. O objetivo é fomentar a reflexão sobre emoções e práticas de ensino em contextos inclusivos com base na Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. Os resultados revelam que as práticas expressam os significados e emoções do professor para o processo inclusivo, afetando os processos de ensino-aprendizagem. Concluímos que a implementação de sistemas inclusivos implica compreender as singularidades de cada sujeito real que faz parte da escola. Portanto, é fundamental reconhecer as emoções e repensar as práticas, construindo novos caminhos que promovam e assegurem a real inclusão.

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Biografia do Autor

  • Paula Maria Ferreira de Faria, Faculdade Herrero

    Doutora e Mestre em Educação (UFPR) – bolsista CAPES-PROEX. Coordenadora do Curso de Psicologia (Faculdade Herrero) (Curitiba, PR, Brasil). Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. 

  • Ana Carolina Lopes Venâncio, Prefeitura Municipal de Curitiba/PR

    Doutora e Mestre em Educação (UFPR). Professora do Programa de Escolarização Hospitalar da Prefeitura Municipal de Curitiba do Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba, PR, Brasil). Pedagoga especializada na área de avaliação da Rede Municipal de Curitiba (PR, Brasil).

  • Denise de Camargo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

    Doutora e Mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Psicóloga. Professora sênior (UFPR) e professora titular do Mestrado em Psicologia (UTP) (Curitiba, PR, Brasil).

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Publicado

2023-07-25

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Emoções e práticas na docência inclusiva: vivências em escolas públicas brasileiras. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14738, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14738. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14738. Acesso em: 15 out. 2025.