Motivação e Metacognição:

um estudo de caso em uma disciplina do tipo aprenda a aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14814

Palavras-chave:

Aprendizado; Aprender a aprender; mediação didática; diários de campo; grupo focal

Resumo

O acesso ao Ensino Superior ainda é um desafio para muitos estudantes que concluem o Ensino Médio, mas para a grande maioria que consegue ingressar em uma universidade, o desafio está apenas começando, pois, a abordagem nesse nível de ensino pressupõe que os alunos estão aptos a desenvolver seus estudos de forma mais autônoma, crítica e criativa. Mas infelizmente isso não é uma realidade brasileira. Estudos têm demonstrado que a falta de conhecimento em relação aos seus próprios processos de aprendizagem, assim como a melhor forma de realizar os seus estudos têm levado alunos a baixos desempenhos e desmotivações durante sua vida acadêmica. Por isso, esse artigo discute as potencialidades de ensinar os estudantes a “aprender a aprender” por meio da metacognição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a sala de aula de uma disciplina do tipo “aprenda a aprender” para coleta de dados. Os resultados indicaram a que aos serem estimulados os alunos desenvolvem os processos reflexivos, sobretudo a metacognição, aumentando sua motivação, autoconfiança e autonomia, como também a sua criticidade em relação à sua própria aprendizagem, melhorando-a. Além disso fica evidente o papel desenvolvido pelo professor sendo fundamental na mediação dos processos metacognitivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Motivação e Metacognição:: um estudo de caso em uma disciplina do tipo aprenda a aprender. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14814, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14814. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14814. Acesso em: 15 out. 2025.